"O clímax do Impressionismo". Essa é a forma como a série de pontos de vista da Catedral Rouen, pintada por Claude Monet entre 1892 e 1894 foi mais bem descrita. A série - que consiste de 31 telas mostrando a fachada da Catedral de Rouen, sob diferentes condições de luz e de clima, causaram uma imediata admiração entre os críticos do seu tempo, e foi elógiada por muitos mestres mais tarde.
A representação de um mesmo objeto em diferentes momentos, com o objetivo de observar as mudanças provocadas pela luz natural não era novo para Monet, que entre 1890 e 1891 já havia criado uma série de 15 telas representando um grupo de haystacks na periferia de Giverny.
Estas imagens das telas – da Catedral de Rouen, abaixo são pintadas: no verão sob o sol, no pôr do sol ou ao anoitecer, no fim do verão, no calor do inverno, e no início da primavera. A pintura deve ser vista mais como um interesse para a natureza dinâmica que para uma teoria cientifica (o próprio Monet declarou: "eu sempre odiei essas teorias horríveis"). Esta série foi elogiada pelos críticos e foi um grande sucesso comercial. Fig.1 - Vista da Catedral de Rouen nos dias atuais.
Fig.2 - Claude Monet: O Portal da Catedral de Rouen manhã luz, a harmonia em azul.1894.
Fig.3 - Claude Monet: O Portal da Catedral de Rouen manhã luz, a harmonia em azul. 1894.
Evidentemente, Monet foi manifestamente incapaz de representar, em uma tela a completa imagem de um único momento da Catedral de Rouen. Ele trabalhou simultaneamente em várias telas, incidindo determinadas condições de luz.






Embora se trate de uma série em que Monet mostra seu maior nível de sentimentalismo, e no grupo que ele atinge realizações que vão muito além do puro impressionismo, a série de pontos de vista da fachada da Catedral de Rouen é a mais famosa e impressionante serie de Monet. Após mais de um século, dispersas por vários museus e coleções privadas de todo o mundo, principalmente na França e nos Estados Unidos, os pontos de vista da Catedral por Claude Monet são, além de objetos cobiçados por qualquer Museu Arte ou colecionador, o melhor testemunho da incomparável coragem do Impressionismo.
2 comentários:
Este material esposto no blog é muito bom vale por postarem isto !
Muito bom!!
:)
bonito, feminino, pratico, interessante e informativo...
Eh isso aí!!!
bjss
Postar um comentário