domingo, 10 de maio de 2009

Analise da serie de obras mais famosa de Claude

Pontos de vista da Catedral de Rouen


"O clímax do Impressionismo". Essa é a forma como a série de pontos de vista da Catedral Rouen, pintada por Claude Monet entre 1892 e 1894 foi mais bem descrita. A série - que consiste de 31 telas mostrando a fachada da Catedral de Rouen, sob diferentes condições de luz e de clima, causaram uma imediata admiração entre os críticos do seu tempo, e foi elógiada por muitos mestres mais tarde.


A representação de um mesmo objeto em diferentes momentos, com o objetivo de observar as mudanças provocadas pela luz natural não era novo para Monet, que entre 1890 e 1891 já havia criado uma série de 15 telas representando um grupo de haystacks na periferia de Giverny.


Estas imagens das telas – da Catedral de Rouen, abaixo são pintadas: no verão sob o sol, no pôr do sol ou ao anoitecer, no fim do verão, no calor do inverno, e no início da primavera. A pintura deve ser vista mais como um interesse para a natureza dinâmica que para uma teoria cientifica (o próprio Monet declarou: "eu sempre odiei essas teorias horríveis"). Esta série foi elogiada pelos críticos e foi um grande sucesso comercial.


Fig.1 - Vista da Catedral de Rouen nos dias atuais.


Fig.2 - Claude Monet: O Portal da Catedral de Rouen manhã luz, a harmonia em azul.1894.


Fig.3 - Claude Monet: O Portal da Catedral de Rouen manhã luz, a harmonia em azul. 1894.



Evidentemente, Monet foi manifestamente incapaz de representar, em uma tela a completa imagem de um único momento da Catedral de Rouen. Ele trabalhou simultaneamente em várias telas, incidindo determinadas condições de luz.


Fig.4 - Claude Monet: O Portal de Rouen Catedral (soleil), harmonia em azul e ouro. 1894.


Fig.5 - Claude Monet: O Portal de Rouen Catedral (soleil), harmonia em azul e ouro.1893.


Fig.6 - Claude Monet: O Portal de Rouen Catedral e a torre d'Albane (soleil), harmonia em azul e ouro. 1894.


Fig.7 - Claude Monet: O Portal de Rouen Catedral a tarde. 1892.

Fig.8 - Claude Monet: O Portal de Rouen Catedral, o portal em um dia cinzento.1892.



Fig. 9 - Claude Monet: O Portal de Rouen Catedral, a harmonia em castanho. 1894.



Embora se trate de uma série em que Monet mostra seu maior nível de sentimentalismo, e no grupo que ele atinge realizações que vão muito além do puro impressionismo, a série de pontos de vista da fachada da Catedral de Rouen é a mais famosa e impressionante serie de Monet. Após mais de um século, dispersas por vários museus e coleções privadas de todo o mundo, principalmente na França e nos Estados Unidos, os pontos de vista da Catedral por Claude Monet são, além de objetos cobiçados por qualquer Museu Arte ou colecionador, o melhor testemunho da incomparável coragem do Impressionismo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Este material esposto no blog é muito bom vale por postarem isto !

Anônimo disse...

Muito bom!!
:)
bonito, feminino, pratico, interessante e informativo...
Eh isso aí!!!
bjss